O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica (GEPOC) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Ciências Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É composto por pesquisadores, professores/as do Ensino Superior e da rede municipal e estadual, estudantes da pós-graduação e de graduação de diferentes áreas, com destaque para a educação, ciências sociais, economia, direito, educação física, jornalismo, filosofia, psicologia, entre outras, que desenvolvem pesquisas nas suas respectivas áreas e as articulam com os estudos do Grupo.
Registra seus antecedentes no UFSC/CED/PPGE desde 1999, e realiza semanalmente encontros de estudo sobre a ontologia crítica, trabalho e educação, produção e processos de conhecimento, teoria do desenvolvimento humano na perspectiva da teoria histórico-cultural, estética, problemas de teoria e método na pesquisa educacional, entre outros temas, expressos em dissertações, teses e pesquisas.
O GEPOC estuda, pesquisa e debate questões e problemáticas sobre a educação tendo como núcleo comum uma abordagem marxista da educação, articulando e maximizando os debates nas áreas que se articulam à pesquisa educacional. Interessa contribuir nas discussões sobre as diferentes vertentes do pensamento educacional, em especial, o debate em relação ao trabalho e ao capital, os processos de ensino e aprendizagem, o ceticismo epistemológico pós-moderno, o (neo) pragmatismo, nas diversas dimensões do complexo educacional. Para tal fim interessa uma constante interlocução com a Filosofia, a História, a Economia, Psicologia, Política, Direito, Sociologia, visando a uma apreensão mais ampla e profunda do fenômeno educacional. Considera que esse debate alcança e repercute fortemente nas esferas sociopolíticas, culturais e educacionais.
O atual projeto do grupo é FORMAÇÃO HUMANA, ONTOLOGIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO, dele se desdobram outras temáticas e pesquisas que a partir de seus objetos específicos e recortes baseiam os estudos na base da ontologia crítica, quer dizer, uma compreensão do mundo e dos sujeitos objetivamente e historicamente postos na materialidade do real. Em seus quase vinte e cinco anos (2025), o Grupo estuda sistematicamente as obras de referencial marxista, em especial, as produções do pensador húngaro G. Lukács, realizando também revisões de traduções. Nesse processo histórico do grupo, se desdobraram muitos estudos, pesquisas, teses, dissertações e TCCs, cujos fundamentos no materialismo histórico e dialético (ontologia crítica) favoreceu a capturas do real de maneira crítica e aprofundada. Essa atividade se estendeu em outros espaços e lugares a partir de diferentes membros, que depois de sua formação na Pós-Graduação, efetivaram outros subgrupos levando assim, os estudos e debates de temas específicos ou desdobramentos de estudos realizados no GEPOC.