Membros

Coordenação

 

Patricia Laura Torriglia

Possui graduação em Ciencias de La Educación – Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (1992), Mestrado em Educação (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Pós-Doutorado no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (bolsista CAPES – programa Estágio Sênior no Exterior) (2015) e na Faculdade de Educação/PPG-Educação UFF (2016). Atualmente é professora Titular no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Humana, formação de professores, questões teórico-metodológicas da pesquisa em educação, produção de conhecimento, estética, ontologia crítica, entre outras. 

Vidalcir Ortigara

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com realização de Estágio Sandwich junto a Università di Urbino-Itália. Em 2017 realizou Estágio de Pesquisa Pós-doutoral junto a Facultad de Psicologia da Universidad de La Habana, Cuba. Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, como professor Nível III e responde pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (2020-2022). Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e escola: conhecimento e intervenção; GEPOC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica. Tem experiência em todos os níveis de Educação e atualmente atua com exclusividade no Ensino Superior, como docente e pesquisar em estudos do ensino desenvolvimental e a ontologia crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, educação, conhecimento, educação física-conhecimento e metodologia de ensino da educação física.

Demais Membros

Astrid Baecker Avila

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Realizou estágio em pesquisa em Educação na Alemanha, na Universidade de Hannover(2006). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de Educação, História e Política (2008). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação e Educação Física escolar, com atuação em ginástica e dança, Desenvolve investigação e ação nos seguintes temas: Política educacional, Ontologia e Realismo Crítico, Produção do conhecimento em Educação Física, Política de pós-graduação, Formação docente.,Atua no curso de Pedagogia com as seguintes disciplinas: Estado e Política Educacional, Capitalismo e Educação e Educação em tempos de pandemia.

Bruna Carolini de Bona

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2013) e Mestrado em Educação pela mesma Universidade (2016), tendo por linha de pesquisa – Educação e Produção de Conhecimento nos Processos Pedagógicos. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola (GEPEFE/UNESC – Criciúma) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica (GEPOC/UFSC – Florianópolis). Atua como professora no curso de Educação Física e Pedagogia na Universidade do Extremo Sul Catarinense (2015) e como professora de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental do Colégio UNESC (2016).

Bruno Dandolini Colombo

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Foi Professor coordenador do Programa Segundo Tempo UNESC, em que atuou em projetos de esporte e lazer em escolas públicas, em comunidades, em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e em Organizações Não Governamentais (ONG`s) na cidade de Criciúma/SC. Atualmente é professor efetivo de Educação Física da Rede Pública municipal de ensino de Criciúma/SC. Atualmente é professor nos cursos de Educação Física e Pedagogia da UNESC. É membro dos seguintes grupos de estudos e pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola: Conhecimento e Intervenção (GEPEFE UNESC) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Critica (GEPOC).

Carlos Augusto Euzébio

Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Políticas Públicas de Esporte e Lazer e Formação de professores. Professor das habilitações de licenciatura e bacharelado do curso de Educação Física das disciplinas: Metodologia do Basquetebol, Metodologia da Aprendizagem dos Esportes, Metodologia do Ensino Médio, Estágio Obrigatório. Membro do Grupo de Estudo em Educação Física e Escola: Conhecimento e Intervenção (GEPEFE)

Débora Cristina de Sampaio Peixe

Graduada em Pedagogia – Habilitação Educação Infantil, Séries Iniciais e Psicologia da Educação, Especialista em Pré-escola, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutora em Educação pela mesma universidade (2018). Professora efetiva do Núcleo de Desenvolvimento Infantil/CED/UFSC, atuando em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Experiência como docente na Educação Básica. Experiência como docente, orientadora e membro de equipe de coordenação pedagógica na Graduação e na Pós-Graduação – Especialização em Docência na Educação Infantil. Trabalha principalmente com os seguintes temas na área da Educação Infantil: Infância, Formação de Professores, Planejamento e Desenvolvimento da criança.

Elisandra de Souza Peres

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, especialização em Prática Interdisciplinar do Ensino pela Faculdade de Capivari, Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atua como membro no Grupo de Pesquisa em Ontologia Crítica – GEPOC e no Grupo de Pesquisa sobre Currículo – ITINERA. Atua nas seguintes áreas: Produção do Conhecimento, Ontologia Crítica, Currículo e Proposta Curricular, Educação.

Elaine Eliane Peres de Souza

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais com Ênfase em Educação Especial (2012) e em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar (2013) pela Faculdade Dom Bosco. Possui especialização em Psicologia da Educação pela Faculdade Futura (2019). É professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (UFSC). Tem experiência na área da Educação e as suas pesquisas estão direcionadas aos processos de ensino e de aprendizagem, ao desenvolvimento humano da criança e a teoria histórico-cultural.

Giandréa Reuss Strenzel

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Mestrado em Educação pela mesma Universidade (2000) e Doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (2009). Atua profissionalmente como professora do Centro de Ciências da Educação na Universidade Federal de Santa Catarina, sendo integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase na Educação, atuando nos seguintes temas: educação e infância, ontologia crítica, questões teórico-metodológicas da produção do conhecimento sobre a educação infantil e formação docente.

Gisele Masson

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha Educação, História e Política (2009), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, na linha Políticas Educacionais (2003) e Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade (1996). É Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Participa do Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais (GPCATE-UEPG) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC-UFSC). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019-2021). Atuou como vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa no período de 2012 a 2014. Fez parte da diretoria do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG-ANDES), no período de 2010 a 2012 e de 2014 a 2016. É associada na Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), faz parte do Conselho Acadêmico da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (RELEPE), é vice-presidente, representando a Região Sul, na Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Integra a Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE) e a Rede Universitas. Atua nas seguintes áreas: políticas educacionais, políticas de formação e valorização de professores, sindicalismo docente e fundamentos da educação.

Henry Bill Mc Quade Junior

Possui graduação em Relações Internacionais – Faculdades de Campinas (2008) e mestrado em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2015), doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE, UFSC. Professor Substituto no Departamento EED do CED. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica – GEPOC na UFSC. Tem experiência na área de Educação, Filosofia, Relações Internacionais, Sociologia, atuando principalmente no seguinte tema: marxismo, ontologia, América Latina.

Ismael Andrada Bernardes

Doutorando da Linha Trabalho, Educação e Política do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/CED/UFSC). Mestre em Educação (2017) pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina . Licenciado em Pedagogia (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica – GEPOC, participa dos estudos da linha Teoria Histórico Cultural e Ontologia Crítica-GEPOC e participa do Grupo de Estudos Trabalho, Criança e Natureza vinculado ao projeto de Educação Ambiental do Núcleo de Desenvolvimento Infantil/CED/UFSC. Possui experiência como professor de Educação Infantil e Anos Iniciais. Tem interesse nos temas: Trabalho, Educação e Direito; Teoria Histórico Cultural e educação ambiental.

João Vicente Alfaya dos Santos

Possuo graduação em Ciências Biológicas (2009) e em Filosofia (2017) pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Trabalhei como designer educacional no curso de licenciatura a distância da Universidade Federal de Santa Catarina de 2010 a 2012. Fui professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina, no departamento de Metodologia do Ensino, atuando nos cursos de Ciências Biológicas, em disciplinas como Tópicos em Biologia e Educação, Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia e estágio Supervisionado no ensino de Ciências. Atualmente, sou membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC). Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências,atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, estágio supervisionado, educação escolar, ensino de evolução biológica e formação de professores, ontologia e filosofia da ciência.

Juliana Aparecida Cruz Martins

Doutora em Educação no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2012), com pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da mesma universidade. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Graduada em História Bacharel e Licenciatura UnC (2006). Tem experiência na área de História com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Humana, Ontologia Crítica e Educação. Trabalho, Produção do Conhecimento e Reprodução Social.

Juliana da Silva Euzébio

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGE/UFSC (2015). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2011). Professora de Educação Infantil no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, vinculado ao Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina- NDI/CED/UFSC. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Critica (GEPOC) e na linha de Pesquisa do Grupo de estudos e pesquisa sobre teoria histórico cultural e ontologia crítica

Juliana Schenato

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professora da Faculdade de Pato Branco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, leituras, prática pedagógica, e consciência. conhecimento. currículo escolar.

Lilane Maria de Moura Chagas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino Fundamental e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do leitor, literatura infantil, narrativas cotidianas e literárias, alfabetização, letramento, didática.

Margareth Feiten Cisne

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, linha de pesquisa: Educação e Trabalho (2014). Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Mídia e Conhecimento (1999). Licenciada em Pedagogia – UNIVALI (1991). Professora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando igualmente na formação de professores e em supervisão de estágios dos Cursos de Graduação em Pedagogia, Educação Fisica entre outras áreas de conhecimento que atuam e pesquisam com a Educação Infantil. Suas pesquisas e estudos estão direcionados para as seguintes temáticas: educação infantil, teoria histórico-cultural, estudos marxistas e ontologia crítica.

Maurício José Siewerdt

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona (2008-2009). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul, com atuação na área de Fundamentos da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no eixo temático Trabalho e Educação e, especialmente, com foco investigativo nos seguintes temas: Trabalho docente; Processos produtivos, Estado e educação; Universidade e sociedade; Ontologia crítica; Ensino de História.

Mirian Carla Cruz

Possui Graduação em Artes pelo Centro Universitário Claretiano (2012); Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2019); Especialização em História da Arte pelo Centro Universitário Claretiano (2013) e Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina (2022). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC/CED/UFSC). Tem experiência na área de Artes com ênfase em Educação, com interesse nos seguintes temas: Formação Humana, Ontologia Crítica e Educação; Ensino de Arte e História da Arte. 

É licenciado em Educação Física na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em 2020. Foi professor auxiliar de aluno com deficiência e trabalhou com adaptações e produções de materiais didáticos e paradidáticos para os alunos com deficiência no município de Praia Grande, de agosto de 2017 à agosto de 2020.

Possui graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1991) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é Assistente Técnico Pedagógico – Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina. Realiza Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Linha de Pesquisa Trabalho e Educação. Também é vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica – GEPOC, da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Tem experiência profissional nas áreas de filosofia, filosofia da educação, educação sexual, políticas educacionais, educação de jovens e adultos e educação profissional, atuando principalmente nos seguintes áreas: filosofia, sexualidade, educação sexual, educação de jovens e adultos, educação profissional e integração da educação profissional com a educação básica na modalidade da educação de jovens e adultos. Desenvolve estudos nas áreas de políticas educacionais, educação profissional, educação de jovens e adultos e integração da educação profissional com a educação básica.

Ricardo Gaspar Müller

Pós-doutorado, com Bolsa do CNPq, junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/IFCS, UFRJ. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Sociologia Política, e cordenador do Nécleo de Transfornações do Mundo do Trabalho (TMT). Tem experiência na área de Ciência Política, Sociologia Política e Sociologia do Trabalho. Suas áreas de concentração são Teoria Política Contemporânea, Sociologia do Trabalho, Política e Cultura e Sociologia da Cultura. Já orientou uma tese de doutorado, 4 dissertações de mestrado e 5 trabalhos de conclusão de curso em Ciências Sociais. Já orientou 8 bolsas de aperfeiçoamento e/ou iniciação científica do CNPq. As principais palavras-chave de suas publicações têm sido: experiência, classe, agir humano, cidadania e trabalho.

Rodrigo Diego de Souza

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR), Licenciado em Filosofia e Licenciado em Biologia. Professor Colaborador no Departamento de Educação (DEED) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pesquisa as relações entre Trabalho e Educação nas Políticas de Formação de Professores. Tem experiência docente na Educação Básica e no Ensino Superior.

Simoni Valentini

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2016) na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação. Atualmente trabalha na Universidade Federal de Santa Catarina, no cargo de Pedagoga e é doutoranda em Educação, na linha de pesquisa Trabalho, Educação e Política, na mesma instituição. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional.

Soraya Reginato da Vitória

Licenciada em Educação Física (UFES) e Mestre em Educação (UFSC). Atualmente é doutoranda em Educação no PPGE/UFSC. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC/CED/UFSC) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Filosofia (NEPEFIL/CED/UFES). Tem como interesses de pesquisa os temas referentes à dimensão estética da educação; arte, literatura e formação humana; estética, corpo e Educação Física.

William Casagrande Candiotto

Possui graduação em Licenciatura em Matemática, Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e, atualmente, é doutorando em educação na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É membro do GPEMAHC (Grupo de Pesquisa Educação Matemática: Uma abordagem Histórico-Cultural) e do GEPOC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica), da UNESC e UFSC, respectivamente. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Conhecimento geométrico, método dialético-materialista e formação humana.

Thaisa Neiverth

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Professora do Núcleo de Educação Infantil – NDI-UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, políticas públicas e educação ambiental crítica. Atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC (PPGE) sob orientação da Professora Patrícia Laura Torriglia.