Teses

2002

ORTIGARA, Vidalcir. Ausência sentida nos estudos em educação física a determinação ontológica do ser social. 219 f. (Doutorado em Educação) Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002.

2004

TORRIGLIA, Patricia Laura. A formação docente no contexto histórico-político das reformas educacionais no Brasil e na Argentina / Patricia Laura Torriglia. 286 f. (Doutorado em Educação) Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2004.

2006

STEMMER, Márcia Regina Goulart da Silva. Educação infantil e pós-modernismo : a abordagem Reggio Emilia. 182 f. (Doutorado em Educação). Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.

CHAGAS, Lilane Maria de Moura. A língua materna na primeira série do ensino fundamental: as narrativas como uma fonte da imaginação criadora. 302f. ( Doutorado em Educação) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2006

2008

AVILA, Astrid Baecker. A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS TENDÊNCIAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: o debate entre realismo e anti-realismo. 2008. 233 f. Tese (Doutorado) – Curso de Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

2009

STRENZEL, Giandréa Reuss. As concepções de criança nas pesquisas sobre a formação do professor de educação infantil no Brasil e do educador de infância em Portugual : tendências teóricas e metodológicas 1997-2003. 2009. 221 f. Tese (Doutorado) – Universidade do Minho

2010

SIEWERDT, Maurício José. INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO SISTEMA ACAFE E AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: o trabalho docente nos (des) encontros entre o proclamado e a práxis. 2010. 355 f. Tese (Doutorado) – Curso de Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

2014

CISNE, Margareth Feiten. As bases ontológicas do processo de apropriação do conhecimento e seus desdobramentos para a educação infantil. 318 f. (Doutorado em Educação). Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.

2015

COSTA, Ramiro Marinho. Configurações da política de integração: educação profissional e básica na modalidade de educação de jovens e adultos nos institutos federais de educação em Santa Catarina. 2015. 384 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.

PERES, Elisandra de Souza. Currículo e emancipação: uma articulação possível? 2016. 380 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.

2016

MARTINS, Juliana Aparecida Cruz. Ser jovem trabalhador: entre a conformação à reprodução metabólica do capital e sua superação. 243 f. (Doutorado em Educação). Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2016.

CASAGRANDE CANDIOTTO, William. Crítica da razão matemática: uma análise do objeto da Geometria. 194 f. (Doutorado em Educação). Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

2017

EUZÉBIO, Carlos Augusto. O conteúdo teórico dos conceitos de tática e estratégia no esporte. 2017. 251 f. Tese (Doutorado) – Curso de Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

2018

PEIXE, Débora Cristina de Sampaio. CONCEPÇÕES DE DIDÁTICA NAS PUBLICAÇÕES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DE 2000-2014: uma investigação a partir da perspectiva da ontologia crítica. 2018. 555 f. Tese (Doutorado) – Curso de Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

2021

COLOMBO, Bruno Dandolini. A técnica como condição para o surgimento e o desenvolvimento do jogo de futebol. 2021. 228 f. Tese (Doutorado) – Curso de Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

2022

SANTOS, João Vicente Alfaya dos. Do inorgânico ao social: uma crítica ontológica à filosofia de humberto maturana. 2022. 361 f. Tese (Doutorado) – Curso de Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.