Teoria Histórico-Cultural
O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Teoria Histórico Cultural e Ontologia Crítica é um subgrupo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica – GEPOC, este ligado ao Programa de Pós Graduação em Educação, CED/UFSC, onde se configura como linha de pesquisa.
Foi criado a partir de estudos e pesquisas de seus membros após o ano de 2014, vindo a se dedicar ao debate de assuntos concernentes à Teoria Histórico Cultural no interior da área da educação infantil especialmente, formação de professores e ontologia crítica. Nesse contexto, no ano de 2020, o objetivo central do grupo nos seus encontros semanais é o estudo das Obras Escolhidas de Vigotski e a discussão sobre as crianças e suas idades, mais especificamente sobre como se desenvolvem e como aprendem, para se pensar e se proporem encaminhamentos teórico-metodológicos para os grupos etários na educação infantil, assim como promover o debate das pesquisas em andamento dos integrantes do grupo. Aliar o conhecimento teórico com a experiência prática é imprescindível para a construção da práxis profissional e, assim, sairmos dos relatos aparentes do que ocorre nas salas de aula. O grupo confere aos profissionais participantes da UFSC, o fomento à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Integra profissionais do NDI, do Colégio de Aplicação, dos Departamentos de Estudos Especializados em Educação e Metodologia de Ensino, das Redes Municipal e Estadual de Educação, como também estudantes do Programa de Pós Graduação de Educação da UFSC.
Integrantes:
Giandréa Reuss Strenzel (coordenação),
Daniela Fernandes Rodrigues, Elisandra S. Peres, Ismael A. Bernardes, Juliana Euzébio, , Lilane M. M. Chagas, Luana M. Silva Adão, Mayara PeSantos, Patricia L. Torriglia, Ofélia Mula, Rachel W. Leite, Sônia Jordão, Thaisa Neiverth.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ONTOLOGIA CRÍTICA-UFSC
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TEORIA HISTÓRICO CULTURAL E ONTOLOGIA CRÍTICA
CRONOGRAMA DOS ENCONTROS QUINZENAIS 2º SEMESTRE 2023
Horário: 9:00 às 11:30
Estudar a partir da bibliografia selecionada, o conceito de Perejivânie
PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa. São Paulo: Autores Associados, 2012.
RODRIGUES, Raquel. Perejivânie: um encontro de Vigotski e Stanislavski no limiar entre a psicologia e a arte. Dissertação de Mestrado. Brasília. Universidade de Brasília, 2017.
TOASSA, Gisele. Emoções e vivências em Vigotski. Campinas: Papirus, 2011.
Leituras recomendadas:
COSTA, Eduardo Moura da. Revolução revisionista nos estudos vigotskianos. Resenha. Memorandum. Belo Horizonte: UFMG; Ribeirão Preto: USP, 31, out/2016 pp. 307-312.
FRASER, Jennifer; YASNITSKY, Anton. Deconstructing Vigotski’s victimization narrative: a re-examination of the ‘Stalinist suppression’ of Vygotskian theory. History of the Human Sciences. UK, 2015, Vol. 28(2) 128–153.
LUKÁCS, G. Carta sobre o stalinismo. Temas de Ciências Humanas, São. Paulo, n.1, 1977.
MIRANDA, Orlando (org.). Leon Trotski: política. São Paulo: Ática, 1981. 231 p.
PAULO NETTO, José (org.). Joseph Stalin: política. São Paulo: Ática, 1982. 199 p.
TOASSA, Gisele. Nem tudo que reluz é Marx: críticas stalinistas a Vigotski no âmbito da ciência soviética. Psicologia. USP. São Paulo, 2016, vol. 27(3) pp. 553-563.
DATAS | TEXTOS | Responsável pela apresentação da síntese |
AGOSTO | Documentário “As borboletas de Zagorsk” e live realizada sobre o filme | |
09 | https://youtube.com/watch?v=KxEaHMxi7wE&feature=share https://www.youtube.com/live/2vhp1tOJEsE?feature=share |
Grupo |
23 | Discussão e reflexões a partir do encontro anterior | Grupo |
SETEMBRO | Responsável pela apresentação da síntese | |
20 | TOASSA, G. Cap. 1. Contextualização histórica: das agitações sociais da Rússia no fim do século XIX à ascensão do stalinismo. pp.23-27. TOASSA, G. Cap. 3. A psicologia na Rússia tzarista e o Instituto de psicologia de Moscou (anos 1910 e início dos anos 1920) pp. 49-52. PRESTES, Z. Os dias e o século. pp. 41-48. RODRIGUES, R. Cap. 2. Do czar aos sovietes: a Rússia entre os séculos XIX e XX. pp. 16-40. |
Giandréa |
OUTUBRO | Responsável pela apresentação da síntese | |
04 | TOASSA, G. Capítulo 2 Vigotski em seus anos de formação Vigotski. O significado de perejivânie. Vigotski em seus anos de formação. pp. 29-35. Vigotski e as fontes de A tragédia de Hamlet. Estrutura e conteúdo da obra. pp. 35-48 (demonstrar como o autor toma o significado de vivência). PRESTES, Z. Quando não é a mesma coisa. pp. 125-131 (sobre o termo vivência). |
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18 | TOASSA, G. Capítulo 7 Emoções e vivências na ontogênese do psiquismo: textos pedológicos – Contextualização histórica: Vigotski, estudo do desenvolvimento e pedologia. pp.177-182. – O desenvolvimento da personalidade, da consciência e das vivências. pp.182-190. PRESTES, Z. Quando não é a mesma coisa. pp. 166-168. (sobre a proibição da pedologia). PRESTES, Z. Anexos. pp. 247-252. (sobre as deturpações pedológicas). |
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NOVEMBRO | Responsável pela apresentação da síntese | |
01 | TOASSA, G. Capítulo 7 – A vivência como unidade de consciência e personalidade. pp.190-199. – Vivências e emoções na ontogênese. pp.199-207. |
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22 |
TOASSA, G. Capítulo 7 – Das origens teóricas do conceito de vivência. pp.207-215. RODRIGUES, R. Cap. 5. Perejivanie: no limiar entre a psicologia e arte. pp. 99-135. |
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DEZEMBRO | ||
06 | Encerramento
Recesso/Férias |
Informações: giandrea.reuss@ufsc.br